Agir

O balanço de carbono de todas as atividades da DECATHLON (sendo o primeiro realizado em 2012) indica que o maior impacto está relacionado à fabricação dos produtos, com importantes desafios nas matérias-primas e na fase de produção, representando 73% do impacto total das emissões de CO² da DECATHLON.
As equipes de design da DECATHLON estabeleceram um quadro exigente para definir essa abordagem. Os produtos em questão devem atender e justificar ações de design específicas.

  • Ecodesign nas matérias-primas
  • Ecodesign na tintura
  • Ecodesign por meio da reparabilidade

Ecodesign in
raw materials

Poliéster
reciclado

O poliéster é um material recuperado, transformado a partir de sobras de produção ou de produtos destinados a serem descartados, evitando o uso de novos recursos petrolíferos. Para ser considerado ecodesign, o tecido principal deve ser composto por pelo menos 70% de poliéster reciclado.
A DECATHLON se compromete a utilizar 100% de poliéster proveniente de fontes mais sustentáveis (reciclado ou tingido em massa). Até 31 de dezembro de 2021, alcançamos 40%.

Plástico
reciclado

Utilizar plástico reciclado significa recuperar e transformar sobras de produção ou produtos destinados a serem descartados em vez de usar novos recursos petrolíferos, mantendo a resistência e a qualidade do produto. Na DECATHLON, para ser considerado ecodesign, o produto deve ter pelo menos 40% de plástico reciclado (como polietileno ou polipropileno, por exemplo).

Algodão
reciclado

O uso de algodão reciclado é uma solução interessante, pois não requer o cultivo adicional de algodão. No entanto, isso é possível apenas em até 30 a 40% no máximo, pois as fibras recicladas são mais curtas e precisam ser misturadas com algodão virgem.
Na DECATHLON, para que um produto seja qualificado como ecodesign, o tecido principal deve ser composto por pelo menos 28% de algodão reciclado.

Algodão
orgânico

O algodão proveniente da agricultura orgânica é cultivado sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas e organismos geneticamente modificados (OGMs), o que reduz o risco de poluição do solo e dos lençóis freáticos. Esse método de produção, por meio de práticas ambientais mais conscientes, permite um melhor manejo do cultivo do algodão.
Na DECATHLON, para que um produto seja qualificado como ecodesign, o tecido principal deve ser composto por mais de 90% de algodão proveniente da agricultura orgânica.

Exemplos de produtos

  • Jaqueta Quechua NH550

  • Maiô Nabaiji Ines

  • Skate Big Yamba 120 Eco

Ecodesign na
tintura

A coloração de tecidos é um processo com alto impacto ambiental, consumindo energia e envolvendo o uso de grandes quantidades de água e produtos químicos nos banhos de tingimento. Para reduzir ao máximo o consumo, a DECATHLON escolhe, sempre que possível, um dos seguintes quatro processos. Para ser certificado como ecodesign, mais de 50% do produto (em peso) deve utilizar uma dessas técnicas.

Tingimento com
menor consumo de água.

Isso envolve integrar a cor diretamente na fabricação do fio. A vantagem é economizar energia (impacto de carbono) e água.

  • Barraca Quechua Easy

  • Quechua Raincut

Tingimento
de um fio a cada dois

Sempre com o objetivo de reduzir o consumo de água, a DECATHLON utiliza dois tipos de fios em seus processos de fabricação: um fio tingido e outro não tingido.

Tingimento
sem tintura

A cor do tecido no estado bruto, ou seja, sem nenhuma tintura, é chamada de "greige". Optar por essa cor significa escolher a cor que causa menos poluição.

  • Barraca Tarp Forclaz

Tingimento
a seco

Esse processo de tingimento funciona com dióxido de carbono (CO₂) em um circuito fechado, sendo reutilizável em até 95%. Sob pressão e temperatura adequadas, o CO₂ adquire propriedades que permitem colorir os tecidos sem a necessidade de água.

  • Vestido de caminhada Exploor

Ecodesign
por meio da
reparabilidade

Como a vida de um produto não termina com a sua compra, a DECATHLON implementa dispositivos que tornam os produtos mais duráveis.
A reparabilidade consiste na capacidade de oferecer uma solução em caso de quebra ou falha de um produto. O potencial de reparação de um produto é definido por quatro critérios:
• disponibilidade de documentação,
• possibilidade de desmontar o produto,
• disponibilidade de peças de reposição,
• o preço da reparação.

Na DECATHLON, para que um produto seja qualificado como ecodesign, é necessário que 80% das quebras e falhas mais comuns possam ser reparadas.

Exemplos de produtos

  • Lantena frontal Forclaz

  • Mochila Forclaz

FORCLAZ
MINIMAL EDITIONS
- LOCAL -

Para alcançar
o mínimo,
é preciso dar
o máximo.

Para alcançar o menor impacto de CO² possível, a DECATHLON ativou todas as alavancas disponíveis, sem comprometer a durabilidade.